Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum Linux Dicas / Tutoriais

Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

Script para usar da distro Solus x86_64 2018

Conhece alguma dica ou tutorial referente à linux? Poste aqui!

Moderadores: Fundador, Moderadores

Script para usar da distro Solus x86_64 2018

Mensagempor ruy » 14 Jan 2018, 04:57

2018

# Este é um script de automação de tarefas para o solus 3 shannon. Ele atualiza, limpa e ensina 10 comandos para iniciantes Linux.

.

# Para fazer o script funcionar, abra um editor de texto, copie e cole o código desde “#!/bin/bash” até “# Fim do script”.

.

Salve com o nome de solus_script.sh depois abra o terminal onde este arquivo está e execute: chmod +x solus_script.sh por fim, para fazer o script funcionar no terminal da distro Solus digite:

.

./solus_script.sh e o script começará o serviço.

.

Código: Selecionar todos
#!/bin/bash

# Este é um script de automação de tarefas para o solus 3 shannon atualiza, limpa e ensina 10 comandos para iniciantes Linux.

# Para fazer o script funcionar, abra um editor de texto, copie e cole todo este post desde #!/bin/bash até # Fim do script e salve com o nome: solus_script.sh depois abra o terminal onde este arquivo está e execute: chmod +x solus_script.sh por fim, para fazer o script funcionar no terminal da distro Solus digite: ./solus_script.sh e o script começará o serviço.

# Autor: semanickz

# O shellscript vai interagir com o usuario.

echo

echo "Qualquer resposta negativa (n) fecha este script imediatamente. Pode também sair do script a qualquer momento sem problema apertando as teclas Ctrl+C"

sleep 7

echo

echo "Posso executar a atualização do sistema, verificar pacotes pendentes, corrigir velhas travas, limpar o cache e atualizar o Grub?[s/n] "

read RESPOSTA

test "$RESPOSTA" = "n" && exit echo "Update e Upgrade:"

# O comando read leu o que o usuario digitou e guardou na variavel RESPOSTA e o comando "test" verificou se o conteudo dessa variável era "n". Se afirmativo, o comando "exit" foi chamado e o script foi finalizado.

echo

sudo sh -c 'eopkg lp ; eopkg lu ; eopkg ur ; eopkg up -y ; eopkg cp ; update-grub'

echo

echo "Verificando pacotes pendentes"

sleep 6

echo

sudo eopkg lp

echo

echo "Configurando pacotes pendentes"

sleep 5

echo

sudo eopkg cp

echo

echo "Limpando travas velhas"

sleep 6

echo

sudo eopkg clean

echo

echo "Atualizando o Grub"

sleep 5

echo

sudo update-grub

echo

sleep 4

echo "Posso deletar os arquivos do cache?[s/n] "

read RESPOSTA

test "$RESPOSTA" = "n" && exit echo "Deletar Cache:"

echo

sudo eopkg dc

echo

sleep 4

echo "Gostaria de aprender 10 comandos do terminal Linux?[s/n] "

read RESPOSTA

test "$RESPOSTA" = "n" && exit echo "terminal Linux:"

echo

echo "1 - Vou executar para você: ls -a -t" ; sleep 4 ; echo ; ls -a -t ; sleep 5 ; echo ; echo "O comando mostrou os arquivos as pastas que existem onde o terminal foi aberto e mostra também pastas ocultas se houver." ; sleep 6 ; echo ; echo "2 - O comando a ser executado agora, é um comando que informa a data de hoje. O comando: date" ; sleep 7 ; echo ; date ; sleep 7 ; echo ; echo "3 - Agora o terminal exibe um calendário pois vou executar o comando: cal" ; sleep 7 ; echo ; cal ; sleep 4 ; echo ; echo "4 - Vai saber agora a quanto tempo esta máquina está funcionando, porque vou executar para você o comando: uptime" ; sleep 5 ; echo ; uptime ; sleep 4 ; echo ; echo "5 - Agora tu saberá quem está online pois executarei o comando: w" ; sleep 5 ; echo ; w ; sleep 5 ; echo ; echo "6 - Vamos saber como você está logado(a) usando o comando: whoami" ; sleep 5 ; echo ; whoami ; sleep 5 ; echo ; echo "7 - Obteremos agora informações sobre o kernel com o comando: uname -a" ; sleep 4 ; echo ; uname -a ; sleep 9 ; echo ; echo "8 - Agora você saberá informações sobre esta cpu com o comando: cat /proc/cpuinfo" ; sleep 7 ; echo ; cat /proc/cpuinfo ; sleep 7 ; echo ; echo "9 - Agora obteremos informações sobre a memória desta máquina com o comando: cat /proc/meminfo" ; sleep 4 ; echo ; cat /proc/meminfo ; sleep 7 ; echo ; echo "10 - Por fim, saberemos o tamanho desta pasta onde o terminal está aberto com o comando: du -h" ; echo ; sleep 7 ; du -h ; echo ; sleep 7 ; echo "Chegamos ao fim deste script. Espero que eu, este script tenha sido de alguma utilidade para você."

echo

echo "Gostaria que eu fizesse ARQUIVOS de texto com INFORMAÇÕES úteis sobre o kernel, sobre a tua cpu, a memória da máquina para você CONSULTAR DEPOIS?[s/n] "

read RESPOSTA

test "$RESPOSTA" = "n" && exit echo "consultar depois:"

uname -a > sobre_o_teu_Kernel.txt

cat /proc/cpuinfo > sobre_a_sua_CPU.txt

cat /proc/meminfo > sobre_a_memoria_desta_maquina_P1.txt

sudo dmidecode -t17 grep Size > sobre_a_memoria_desta_maquina_P2.txt

lsusb > sobre_a_memoria_desta_maquina_P3.txt

echo

echo "É bom ter estas INFORMAÇÕES A DISPOSIÇÃO, antes de mandar computadores para o CONSERTO ou comprar PEÇAS DE REPOSIÇÃO para o COMPUTADOR né?."

echo

sleep 9

echo "Vou ATUALIZAR o teu sistema mais uma vez."

sleep 4

echo

sudo sh -c 'eopkg ur && eopkg up -y'

echo

sleep 4

echo "Meu serviço pra acabou. Vou sair agora. Após eu sair, use: ls -t. Então EU ESTE SCRIPT, está SEMPRE A TUA DISPOSIÇÃO (se você não me deletar)! Até Breve! :smile:"

echo

sleep 8

exit

# Fonte: https://semanickzaine.wordpress.com/2018/01/14/distro-solus-x86_64-um-script-para-atualizar-limpeza-e-tutorial-para-iniciantes/

# Fim do script
ruy
Presente
Presente

Distribuição Linux utilizada: Puppy