O que é necessário?
1 computador com Linux (óbvio haha)
1 cabo de transferência (de preferencia USB, mas pode-se usar um cabo serial)
1 calculadora HP (Jura?
Considerações iniciais
Este procedimento foi testado no Ubuntu 10.10 e 11.04, mas pode funcionar em qualquer distribuição linux.
Instalando as dependências
As dependências a serem instaladas são:
- Código: Selecionar todos
build-essential libglib2.0-dev libgtk2.0-dev libxml2-dev openbsd-inetd ckermit
Você pode utilizar este comando no terminal do ubuntu ou debian para instalá-las:
sudo apt-get install build-essential libglib2.0-dev libgtk2.0-dev libxml2-dev openbsd-inetd ckermit
Feito isso, você deverá baixar o código fonte do hptalx (disponível como anexo no fim deste tópico, se preferir clique aqui para baixar)
Descompacte-o em uma pasta, abra o terminal, navegue até a pasta pelo terminal e execute dentro da mesma:
./configure
make
sudo make install
Feito isto o hptalx será instalado em seu sistema, mas não haverá atalho para o mesmo.
NOTA: Antes de executar o HPTALX, o modulo responsável pelo reconhecimento da HP deverá ser carregado com o seguinte comando:
sudo modprobe hp4x
OBS: Este comando deverá ser executado todas as vezes antes de iniciar o programa.
Caso não queira ficar executando este comando sempre, digite estes comandos no terminal (valido para ubuntu, caso use outra distribuição, procure se informar onde são colocados os módulos a serem carregados na inicialização da mesma):
sudo su
echo hp4x >> /etc/modules
Lembrando que depois de sudo su você deverá informar sua senha antes de dar o próximo comando
Inicializando e configurando o programa
Nota: este programa deverá ser executado como root
Aperte as teclas ALT + F2 e digite:
gksudo hptalx
Após digitar sua senha, o programa se abrirá. Agora é preciso configurar a conexão.
Vá em File > Setup e selecione o tipo de conexão que deseja utilizar, no meu caso eu usei um cabo USB com uma HP 50g, a tela ficou assim:

Conectando sua HP
Feito isto, coloque sua HP no modo de transferência
Agora vá em Conect > Conect e aguarde a conexão
Nota: Nos meus testes isso só funcionou indo no menu de apps da hp > configs de transferencia > start server (o atalho vermelho + seta para direita não deu certo) e no modo algébrico, se sua conexão falhar, tente mudar configurações na hp. Já conectei outras hps no meu ubuntu e cada uma teve que ser de um jeito, algumas foram no modo algébrico, outras no rpn, não desita, vc já fez o mais difícil até agora
Boa sorte a todos que forem realizar este procedimento