Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum Linux Artigos


Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

   
Área para a postagem de artigos sobre linux.

Moderadores: Fundador, Moderadores

Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor Filipe » 09 Fev 2011, 11:00

Este artigo foi retirado do blog Espaço Liberdade que recentemente firmou uma parceria com a Linux Total.

Peço aos usuários do fórum que, quem tiver alguma contribuição a dar sobre o Debian Squeeze 6.0, seja ela uma configuração, dica ou screenshots, favor postar neste tópico. :wink:

Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)



Foi lançada no último Domingo a mais nova versão da distribuição Debian, a 6.0 – denominada Squeeze. Como todo bom ex-usuário do Kurumin, eu não posso deixar de dar ao menos uma olhada em cada lançamento do Debian. Resolvi deixar de lado a versão Gnome, a qual normalmente eu testo, e parti para a versão KDE.







Um dos motivos de eu ter baixado a versão KDE é que o Debian Squeeze é o primeiro release denominado estável do Debian que tem o KDE 4. Apesar de não ser a última versão liberada – a última versão do KDE é a 4.6 e o Squeeze trás a versão 4.5, já é um grande avanço, uma vez que no lançamento anterior, os desenvolvedores do Debian preferiram permanecer no KDE 3.5. Mais vamos ao nosso Review.

O Novo Instalador

Muito foi falado sobre esse novo instalador do Debian Squeeze. Até onde eu me lembro, para instalar o Debian Lenny (versão anterior ao Squeeze) você precisa sofrer no instalador modo texto. Apesar de todo o mimimi sobre o instalador ser muito complicado e tudo mais, o processo de instalação foi a parte mais fácil de tudo o que é necessário para ter o Debian funcionando redondo.

Só um porém aqui. Ao particionar o HD, o Debian pergunta se quer colocar a pasta /home numa partição separada ou tudo junto (modo que curiosamente ele chama de “para iniciantes”). Eu tentei duas vezes sem sucesso dar boot numa instalação com /home separada e o X não subia nem com reza brava. Tive que ficar com tudo numa única partição para poder ter o Debian funcionando.

O Primeiro Boot

Você está acostumado com aqueles boots gráficos pomposos e cheios de purpurina do Fedora e do Ubuntu? Pois pode chorar. Por algum motivo que eu realmente desconheço, o pessoal do Debian manteve o boot em modo texto. Não que isso não tenha o seu charme para os nerds usuários experientes, mas o Plymouth não iria machucar os devs do Debian, não é?

Kernel totalmente livre

Conforme nós noticiamos há algum tempo, o Debian Squeeze foi lançado com um Kernel totalmente livre, sem firmwares com problemas de licença, como ocorre em diversas distribuições, como Ubuntu e Fedora. Para mim, o Kernel não afetou absolutamente nada, uma vez que todo o meu hardware foi reconhecido normalmente, inclusive meu modem 3G ZTE. Ponto positivo para a equipe do Debian.

Sofrimentos de um usuário Fedora

Eu dei uma sofrida grande para me “achar” no Debian Squeeze. Eu passei tanto tempo, mas tanto tempo só com o Fedora que eu simplesmente esqueci coisas básicas do mundos dos debs. E quando eu falo básicas, eu digo básicas mesmo. Eu precisei dar um “apt-get –help” para lembrar como o tal do apt-get funciona, e precisei dar uma surfada pela internet para alguém refrescar minha memória sobre o paradeiro do sources.list. Mais de uma vez durante esse tutorial, eu me peguei dando um “yum install” ou “yum purge”. #vergonhaalheia para mim.

Nada de PackageKit

Eu achei que nunca mais teria que ver o Synaptic, no entanto, eu mais uma vez fui surpreendido pelo Debian. Enquanto o mundo GNU/Linux já passou pelo PackageKit e já está investindo numa “loja de aplicativos” unificada para todas as distribuições, o Debian Squeeze ainda nem pegou a fase do PackageKit. Isso mesmo: nada de Gnome PackageKit, nem de KPackageKit. Suas opções são o Synaptic ou o Apititude (modo texto). Reza a lenda de que o PackageKit começa a aparecer nos repositórios Unstable. Será?

Sem NetworkManager ou Wvdial

Tudo bem, eu posso viver sem um gerenciador de pacotes gráficos. Mas quando eu não vi o NetworkManager eu juro que senti um frio na barriga. A versão KDE (CD) não vem com o KnetworkManager ou NetworkManager em si.

Tudo bem, pensei eu, eu posso me virar com o wvdial mesmo. Mas esse é o problema: além de não trazer o NetworkManager, o Debian não trás o Wvdial por padrão também. Como assim?! Será que eles acham que todo usuário vai fazer como eu, baixar as dependências em outros sistema (no meu caso, o Fedora) através do site packages.debian.org? Ou será que os usuários Debian tem uma varinha de condão para se conectar a internet e eu não estou sabendo? Fiquei com essa dúvida na mente…

Iceweasel Vs Konqueror Vs Chromium

O Debian Squeeze KDE vem com dois navegadores: o IceWeasel (versão própria do Firefox) e o Konqueror. Que me desculpem aqueles que são fãs do Konqueror e do Iceweasel, mas juntando os dois não dá meio navegador #prontofalei.

Graças aos seus, os desenvolvedores do Debian foram bonzinhos e colocaram uma versão do Chromium nos repositórios. Uma versão muito antiga (uso a 11 no Fedora e a que vem no Debian é a 6…), mais ainda sim melhor que as opções que vem instaladas por padrão. É só executar:
Código: Selecionar todos
su -c “apt-get install chromium-browser chromium-browser-l10n”


Sem o Amarok

Muita gente diz que eu falo demais. Ok, algumas vezes eu falo demais, mas não é sempre. Um desses casos de que o povo diz que eu falo demais é em relação ao Amarok 2. Entra versão, sai versão e aquela coisa não toma rumo, é sério. Depois de ver o Fedora 13 sem o Amarok, foi a vez de eu ver o Debian KDE sem o Amarok, trazendo o juK como player padrão.

Apesar dos desenvolvedores do Amarok acharem que estão absolutamente certos e que o mundo está errado, acho que é hora deles começarem a rever seus conceitos. Já ficaram de fora do Fedora e agora também não estão no release estável do Debian, trocados pelo limitadíssimo juK.

Deixando o KDE e o Iceweasel em Português

A versão que eu baixei do Debian Squeeze não vinha com o nosso querido idioma instalado no KDE. Foi necessário instalar um pacote para fazer esse trabalho. Vamos ao comando:

Código: Selecionar todos
su -c “apt-get install kde-l10n-ptbr iceweasel-l10n-pt-br”


Depois basta ir em Menu > Configurações do Sistema > Regional e Idioma. Na janela que vai se abrir, clique em Adicionar Idioma, e adicione o português brasileiro. Depois de reiniciar o X (logoff/login) o idioma estará alterado. No caso do Iceweasel, ao fechar e abrir novamente o programa (mais conhecido como reiniciar…), o idioma estará alterado.

Instalando o Plymouth

Como vocês sabem, o Debian não vem com o Plymouth instalado, muito menos configurado. Para instalar o plymouth, execute o seguinte comando:

Código: Selecionar todos
su -c “apt-get install plymouth”


O comando acima irá instalar o plymouth e todos os temas disponíveis. Agora chegou a parte triste: configurar. Como root, abra o arquivo /etc/default/grub, depois procure pela linha #GRUB_GFXMODE=640×480 e descomente a mesma (remova o ‘#’ do inicio da linha). Depois disso, altere a resolução para a correta, no seu monitor. Procure também pela linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet” e adicione a palavra “splash”, a linha ficará assim: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”quiet splash”. Depois disso atualize o grub:

Código: Selecionar todos
su -c “update-grub”


Se estiver usando o Grub2:

Código: Selecionar todos
su -c “update-grub2″


Depois disso, apenas aplique o tema desejado no plymouth. O comando abaixo aplica o tema e “gera” novamente o initrd (creio que não preciso mencionar que você precisa trocar a palavra TEMA pelo tema desejado, não é?):

Código: Selecionar todos
su -c “plymouth-set-default-theme TEMA –rebuild-initrd”


Tentem reiniciar. Caso o tema ainda não apareça, vamos direto a fonte. Abra o arquivo /boot/grub/grub.cfg e adicione as palavras “vga=791 splash” ao final da linha do Kernel. O meu por aqui ficou assim:

Código: Selecionar todos
/boot/vmlinuz-2.6.32-5-686 root=UUID=3a3f9a44-5679-410e-b74f-964b0e528646 ro  quiet vga=791 splash


Recomendo que vocês deem uma olhada no tema SpaceFun do Plymouth, já que o mesmo faz parte do artwork dessa versão do Debian. Meio infantil, mas legal.

Instalando os Codecs

Como na maioria das distribuições, para ter o Debian Squeeze funcionando com aquela sua música em formato mp3, é necessário adicionar um repositório extra-oficial onde ficam os pacotes necessários. No caso do Debian, o repositório é o debian-multimedia. Abra o arquivo /etc/apt/sources.list e adicione a seguinte linha:

Código: Selecionar todos
deb http://www.debian-multimedia.org squeeze main non-free


Depois é só rodar o comando:

Código: Selecionar todos
su -c “apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly ffmpeg sox vorbis-tools lame lame-extras faad w32codecs libdvdcss2″


Instalando Driver Nvidia

Vou confessar que eu fiquei com um dedinho de inveja do Debian nessa questão. Até eles estão trazendo os drivers Nvidia no repositório oficial e o Fedora não…

A instalação do driver nvidia é um pouco “delicada”. Primeiro vamos instalar:

Código: Selecionar todos
su -c “apt-get install nvidia-glx nvidia-xconfig nvidia-kernel-common nvidia-kernel-`uname -r`”


Depois disso, precisamos gerar novamente o xorg.conf usando o comando “nvidia-xconfig”. No entanto, o comando é meio ruim, e acaba “comendo” algumas configurações do seu xorg.conf, principalmente em relação a configuração de teclados. Por isso, antes de executar o comando, vamos fazer um backup. Após rodar o comando “nvidia-xconfig”, compare o xorg.conf gerado com o xorg.conf-backup que criamos. Caso alguma parte tenha sido apagada, coloque-a de volta.

Código: Selecionar todos
su -
cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf-backup
nvidia-xconfig


Antes de falar o que é feito depois desse comando, eu resolvi postar o que você deve fazer caso tudo dê errado ao reiniciar o X. Bom, esse método que eu vou colocar é meu, não tem nada de oficial ou de bonitinho nele, mas sempre funcionou comigo. Se ao tentar reiniciar o servidor gráfico, ele não voltar e você cair no modo texto, aí vai a minha solução.

Código: Selecionar todos
su  -
rm -Rf /etc/X11/xorg.conf
reboot


O comando acima faz você se logar como root, depois remove o xorg.conf defeituoso e, após isso, reinicia seu sistema. SÓ EXECUTE ESSE COMANDO APÓS REINICIAR SEU COMPUTADOR APÓS A INSTALAÇÃO DO DRIVER NVIDIA, já que, em alguns casos, o driver nvidia instala uma versão diferente do Kernel e você precisa dar boot com aquele Kernel para que tudo funcione. Você foi avisado.

Após instalar o driver Nvidia – após executar o comando “nvidia-xconfig”, você precisa reiniciar o servidor gráfico. Vamos lá:

Código: Selecionar todos
su -
/etc/init.d/kdm restart


Fontes utilizadas:
http://wiki.debian.org/MultimediaCodecs
http://wiki.debian.org/plymouth
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Insta ... -no-Debian
Linux Total, uma alternativa para quem está cansado das mesmas coisas de sempre ;)
Avatar do usuário
Filipe
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 1897
Registrado em: 27 Ago 2010, 10:10
Localização: /home/filipe/
Distribuição Linux utilizada: Ubuntu

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor KazeshiniShuuhei » 09 Fev 2011, 11:26

Que tuto em. . .
O debian é mesmo complicado ?
Mas é uma distribuição que da cada vez mais vontade de usar, e ser obrigado a aprender umas coisas novas
hahahaha
WE SEE, WE JUGDE!
Open your mind, use Open Source

Quem cedo Madruga, passa o dia com sono!

Avatar do usuário
KazeshiniShuuhei
Linux 48 Horas
Linux 48 Horas
 
Mensagens: 471
Registrado em: 03 Dez 2010, 14:04
Distribuição Linux utilizada: Arch Linux

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor Filipe » 09 Fev 2011, 11:31

KazeshiniShuuhei escreveu:Que tuto em. . .
O debian é mesmo complicado ?
Mas é uma distribuição que da cada vez mais vontade de usar, e ser obrigado a aprender umas coisas novas
hahahaha



Para quem está acostumado com o ubuntu, ele é um pouco complicado, mas se comparado à outras distros, é muito fácil de mexer.
Linux Total, uma alternativa para quem está cansado das mesmas coisas de sempre ;)
Avatar do usuário
Filipe
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 1897
Registrado em: 27 Ago 2010, 10:10
Localização: /home/filipe/
Distribuição Linux utilizada: Ubuntu

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor Raul90 » 09 Fev 2011, 16:56

Coloquei o Gameux em uma versão comemorativa ao lançamento, na realidade, só mudei as cores do Site =P

Maaas, já vale alguma coisa, rs.
Amante de Linux, viciado por games!
http://gameux.net - Games para Linux
Avatar do usuário
Raul90
Frequentador
Frequentador
 
Mensagens: 14
Registrado em: 30 Jan 2011, 13:35
Localização: Rio do Sul, Santa Catarina
Distribuição Linux utilizada: Ubuntu

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor teodorak » 09 Fev 2011, 23:39

Mto bom esse artigo, em termos nem podemos dizer que o debian eh "dificil",
pois ha um vasto conteudo dele, espalhado na net,

soh uma questao de tempo, para deixar ele a criterio do usuario final



hehe estou meio sem tempo, para baixalo mas ate o final do mes eu irei fazer um teste com ele
Imagem

Att: Angelo Teodorak
Avatar do usuário
teodorak
Linux Total
Linux Total
 
Mensagens: 922
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:26
Distribuição Linux utilizada: Mandriva

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor KazeshiniShuuhei » 10 Fev 2011, 07:37

Filipe escreveu:
Para quem está acostumado com o ubuntu, ele é um pouco complicado, mas se comparado à outras distros, é muito fácil de mexer.


Verdade Felipe, estou mesmo acostumado com o ubuntu, Imagem mas assim que colocar speed em ksa vou mudar a minha distro para poder abrangir mais os meus conhecimentos
hahaha
WE SEE, WE JUGDE!
Open your mind, use Open Source

Quem cedo Madruga, passa o dia com sono!

Avatar do usuário
KazeshiniShuuhei
Linux 48 Horas
Linux 48 Horas
 
Mensagens: 471
Registrado em: 03 Dez 2010, 14:04
Distribuição Linux utilizada: Arch Linux

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor KazeshiniShuuhei » 04 Abr 2011, 08:57

Ae, galera.
Estou com um empecilho com o Debian , gnome, durante a instalação de novos aplicativos. Tudo que vou instalar pede pra inserir o dvd 1 ou 2, o que usei pra instalação.
Tem como a passar usar os repositórios direto da internet, ou vou ter que usar os dvds mesmo. Meio que to cheio de usar os dvds e não achei nada cabivel ao squeeze somente ao lenny.
Alguem pode me ajudar?

Agradecido.
WE SEE, WE JUGDE!
Open your mind, use Open Source

Quem cedo Madruga, passa o dia com sono!

Avatar do usuário
KazeshiniShuuhei
Linux 48 Horas
Linux 48 Horas
 
Mensagens: 471
Registrado em: 03 Dez 2010, 14:04
Distribuição Linux utilizada: Arch Linux

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor Eleandro S.A » 05 Abr 2011, 18:45

KazeshiniShuuhei escreveu:Ae, galera.
Estou com um empecilho com o Debian , gnome, durante a instalação de novos aplicativos. Tudo que vou instalar pede pra inserir o dvd 1 ou 2, o que usei pra instalação.
Tem como a passar usar os repositórios direto da internet, ou vou ter que usar os dvds mesmo. Meio que to cheio de usar os dvds e não achei nada cabivel ao squeeze somente ao lenny.
Alguem pode me ajudar?

Agradecido.


Adiciona os repositórios no sources.list
vi /etc/apt/sources.list

a opção dos cds/dvds voce deixa comentada

# deb cdrom:[Debian GNU/Linux 6.0.0 _Squeeze_ - Official i386 CD Binary-1 20110205-17:27]/ squeeze main


#deb cdrom:[Debian GNU/Linux 6.0.0 _Squeeze_ - Official i386 CD Binary-1 20110205-17:27]/ squeeze main

e abaixo voce adiciona e deixa descomentada


### Repositorio Oficial ###
deb ftp://ftp.br.debian.org/debian squeeze main contrib non-free
deb-src ftp://ftp.br.debian.org/debian squeeze main contrib non-free

### Repositorio de Atualizacoes de Seguranca ###
deb http://security.debian.org/ squeeze/updates main contrib non-free
deb-src http://security.debian.org/ squeeze/updates main contrib non-free

### Repositorio de Atualizacoes Propostas ###
deb ftp://ftp.br.debian.org/debian squeeze-proposed-updates main contrib non-free
deb-src ftp://ftp.br.debian.org/debian squeeze-proposed-updates main contrib non-free

### Repositorio Backport ###
deb http://www.backports.org/debian squeeze-backports main contrib non-free
deb-src http://www.backports.org/debian squeeze-backports main contrib non-free

Após adiconar os repositorios no sources.list salva e sai !!
e roda o comando apt-get update

Qualquer duvida fico a disposição!!
"Impossível é uma palavra muito grande que gente pequena usa pra tentar te oprimir "
Avatar do usuário
Eleandro S.A
Linux's Fan #1
Linux's Fan #1
 
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Out 2010, 11:01
Distribuição Linux utilizada: Debian

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor KazeshiniShuuhei » 05 Abr 2011, 23:55

Eleandro S.A.
Valeu mesmo, deu super certo.
Noss, tava mó cansado de ficar trocando de dvd o tempo todo.

Valow
WE SEE, WE JUGDE!
Open your mind, use Open Source

Quem cedo Madruga, passa o dia com sono!

Avatar do usuário
KazeshiniShuuhei
Linux 48 Horas
Linux 48 Horas
 
Mensagens: 471
Registrado em: 03 Dez 2010, 14:04
Distribuição Linux utilizada: Arch Linux

Re: Review e Tutorial: Debian Squeeze 6.0 (KDE)

Mensagempor Eleandro S.A » 09 Abr 2011, 19:58

KazeshiniShuuhei escreveu:Eleandro S.A.
Valeu mesmo, deu super certo.
Noss, tava mó cansado de ficar trocando de dvd o tempo todo.

Valow


Ok , que bom que deu certo!! flw até mais ...
"Impossível é uma palavra muito grande que gente pequena usa pra tentar te oprimir "
Avatar do usuário
Eleandro S.A
Linux's Fan #1
Linux's Fan #1
 
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Out 2010, 11:01
Distribuição Linux utilizada: Debian

Próximo

Voltar para Artigos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron