Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum Linux Artigos

Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

Debian 9 Qual é a diferença entre apt e apt-get?

Área para a postagem de artigos sobre linux.

Moderadores: Fundador, Moderadores

Debian 9 Qual é a diferença entre apt e apt-get?

Mensagempor ruy » 13 Jul 2017, 14:12

Eu uso o Debian 9, e gosto muito. Apesar de usar Linux a apenas um ano.

.

Me veio a curiosodade de saber a diferença entre dois comandos que eu uso muito.
.

Os comandos que uso muito são 'apt' e 'apt-get'.

.

Vou pesquisar.

.

Fui.

(passam dois meses...)

.

Voltei.

.

Hoje em dia eu notei que uso mais os comandos apt, que é mais novo que os comandos apt-get.

.

A primeira versão estável dos comandos apt foi lançada pelo que li, em 2014.

.

O uso do comando apt é encorajado hoje em dia (2017).

.

Eu hoje instalo um pacote assim:

sudo apt install pacote_nome

.

Antes eu instalava assim:

sudo apt-get pacote_nome

.

Qual é a diferença?

.

O Debian tem um sistema robusto de empacotamento. Cada componente e aplicação é construído dentro de um pacote que é instalado no meu sistema. O Debian usa um gama de ferramentas chamada Advanced Packaging Tool (APT) que gerencia este sistema de empacotamento. Não devo confundir APT com o comando apt porque APT e o comando apt não são a mesma coisa.

.

Tem várias ferramentas que interagem com o APT e me permitem instalar e remover pacotes. O apt-get é um destes comandos. Outra ferramenta linha de comando que eu uso é Aptitude.

.

São ferramente de nível básico e possuem tantas funcionalidades que eu talvez nunca venha a usar todas elas. As ferramentas mais usadas para gerenciamento de pacotes estão incorporadas (por falta de palavra melhor) em 'apt-get' e 'apt-cache'.

.

Com o apt eu teria, por assim dizer, menos trabalho do que usar os comandos apt-get e apt-cache. O comando apt é mais bem estruturado e oferece as opções necessárias para gerenciar pacotes.

.

Com o apt todas as outras ferramentas necessárias trabalham juntas em um só lugar e eu não fico perdido sob tonelada de opções de comandos. O objetivo do apt é facilitar a minha vida, pois eu sou o usuário final. Por exemplo, com o apt eu posso ver a barra de progresso quando estou instalando ou removendo um programa.

.

O apt também tem um prompt que me diz o número de pacotes que podem ter upgrade quando eu atualizo a database de um repositório.

.

Para obter a mesma resposta do apt-get, eu teria que adicionar mais opções de comando.

.

Com o apt eu posso ter o mesmo resultado do apt-get digitando menos comandos e o apt tem comandos a mais que o apt-get, por exemplo:
.

apt list

apt edit-sources

.

Os comandos apt que eu conheço são estes:

.
1
apt install

2
apt remove

3
apt purge

4
apt update

5
apt upgrade

6
apt autoremove

7
apt full-upgrade

8
apt search

9
apt show

10
apt list

11
apt edit-sources

.

Os únicos que não usei até hoje é:

.

apt edit-sources

apt purge

.

Pelo que li, o apt-get não será descontinuado, e é usado mais para escrever scripts.

.

O apt é o mais adequado para mim creio eu. Porque é menos complicado, mais fácil de usar e o mais importante é mais fácil de lembrar. São apenas 11 comandos e com estes 11 comandos dá pra fazer tanta coisa.

.

Eu acho que entendi algo sobre a diferença entre apt e apt-get.

.

Fico por aqui.

.

Espero que este artigo seja útil para você. Ele é útil para mim.

.

Até Breve

.

.
ruy
Presente
Presente

Distribuição Linux utilizada: Puppy

Voltar para Artigos