Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum Espaço dos usuários Papo Cabeça

Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

Linux e as crianças.

Assuntos Off-Topic que te façam parar, pensar e refletir.

Moderadores: Fundador, Moderadores

Linux e as crianças.

Mensagempor Filipe » 15 Jun 2011, 23:31

Como muitos usuários aqui já devem ter percebido, existem algumas distribuições Linux desenvolvidas para escolas / educação e quase sempre voltado para as crianças, com designes coloridos e chamativos.

A questão é:
- Será que o Linux está tão fácil assim a ponto de várias crianças o utilizarem sem problemas nas escolas e até mesmo em casa?
- E se até as crianças conseguem utiliza-lo com facilidade, porque muitos adultos não se dão bem com ele?
- O que poderia ser feito para facilitar ainda mais a utilização do Linux por crianças?

Minhas opiniões são:
Será que o Linux está tão fácil assim a ponto de várias crianças o utilizarem sem problemas nas escolas e até mesmo em casa?
Atualmente estamos passando por um período de "popularização" do Linux. Mais pessoas estão tendo contato com esta plataforma e a escolhendo como sistema operacional padrão. Creio que grande parte se deve à proposta de distribuições como Ubuntu, Mandriva e OpenSuSe.
O Linux deixou de ser um sistema complicado e está mais amigável para o usuário final.

E se até as crianças conseguem utiliza-lo com facilidade, porque muitos adultos não se dão bem com ele?
Creio que seja questão de costume. Se uma pessoa que a vida inteira usou um sistema que no canto inferior esquerdo tinha um botão escrito INICIAR na cor verde já demonstrou resistência quando esse mesmo sistema trocou esse botão por uma "bolinha sem escrito algum" na sua nova versão, imagine o impacto da mesma quando se depara com a interface padrão do Gnome? (estou dando exemplo do Gnome por se o mais usado atualmente, mas poderia ser qualquer outro ambiente de trabalho). Essa pessoa olha, vê e fala para si mesma:
Tem uma barra que eu nunca vi que está escrito Aplicativos Locais Sistema de um lado, nossa, não faz sentido nenhum essa frase, o relógio do outro lado em cima também, na barra de baixo não tem muita coisa, mas o que são aqueles quadradinhos ali na direita? Putz, sei usar isso não...muito difícil

E como era de se esperar acontece o que geralmente nós vemos por ai: A PESSOA TRAVA. e em raros casos ela se pergunta: comofaz? a maioria deixa pra lá porque achou muito difícil.
Quem usa Linux sabe que é questão de costume e ter curiosidade de aprender, mas convenhamos, pessoas que fazem isto não querem aprender, querem usar e pronto.

Com as crianças já é diferente. Elas tem curiosidade. Elas querem mexer. Elas querem aprender. Por isto esta interface "maluca" que eles nunca viram não será uma barreira. E é assim que a coisa funciona com um usuário que está começando a usar Linux: Ele tem curiosidade, ele mexe e ele aprende!

O que poderia ser feito para facilitar ainda mais a utilização do Linux por crianças?
Ao meu ver, não falta nada para facilitar a utilização do Linux por crianças. Ele já está bem simples. O que a molecada pode sentir falta é de uma maior variedade de joguinhos legais (aqui eu digo e repito: Legais. Jogos existem muitos, mas são poucos os que prendem a atenção e te fazer querer jogar de novo).

Bom pessoal, deixem suas opiniões aqui!
Linux Total, uma alternativa para quem está cansado das mesmas coisas de sempre ;)
Filipe
Administrador
Administrador

Distribuição Linux utilizada: Ubuntu

Re: Linux e as crianças.

Mensagempor Will » 16 Jun 2011, 00:36

Minha opnião sobre:

Será que o Linux está tão fácil assim a ponto de várias crianças o utilizarem sem problemas nas escolas e até mesmo em casa?

Acredito que a dificuldade não só de um sistema mas de qualquer coisa inicia-se na estética ou no "boca-boca", pois muitos já temem algo antes mesmo de conhecer (mecher) e a partir da estética diferente. E acredito que o Linux deixou de ser dificil quando surgiu as distribuições mais "automáticas" digamos assim, pois se você mostra o caminho do repositório acaba ficando mais fácil, a dificuldade de achar programas acaba que sendo minimizada...(Claro que não é bem assim, mas quase lá.).

E se até as crianças conseguem utiliza-lo com facilidade, porque muitos adultos não se dão bem com ele?

Acho que aqui entra a questão do costume, pois se você esta com um sistema onde você encontra "infinidades de programas" que grande parte usa; funcionou bem, não funcionou formata ou instala de novo; e assim sucessivamente, quando troca de sistema é como se apagasse a luz num quarto sem janelas e sem portas. E realmente quem segura a barra são aqueles que gostam de saber como funciona e gostam de desmembrar até o último arquivo existente no sistema.
Apesar de surgir frases como "Eu não sei mecher nisso!" , "Isso é muito dificil!", "Mas os "bunequinhos" são diferentes não são iguais aqueles que eu tinha!" e por ai vai, a vontade de perguntar e saber como funciona é muuuito pequena ainda até mesmo para aqueles que só pretendem usar e nada mais (Difícil sair uma perguntinha xD).

O que poderia ser feito para facilitar ainda mais a utilização do Linux por crianças?

Aqui eu acredito que nada, pois ensinar uma criança a mecher em algo diferente é mais fácil do que um adulto que já "possui uma opnião formada" sobre aquilo. Desde que indique o caminho para elas e mostre como fazer funcionar elas aprendem bem (Pois querendo ou não sempre vai ter uma pergunta do tipo: " "Tio", mas por que que esse é assim e o outro é do outro lado?" acredito que seja ai que tudo acaba sendo bem aproveitado... :smile:.

Eu acredito que o Linux é simples em seu modo de usar, acho que o que diferencia bastante (pelo menos pra mim) é a questão "controle". Quando eu ainda estava no Win estava tão acostumado com os erros e aquelas mensagens de reportar o erro para "x" fabricante que quando mudei para uma distro do Linux estranhei bastante, pois não encontrava tanto dessas mensagens e erros. E as ferramentas encontradas estavam sempre disponíveis e eram muito bem relatadas. Foi essa liberdade de manipulação que me fez ter vontade conhecer outras ferramentas e outras distros.
Aprender a mecher no Linux não é difícil desde que tenha vontade de experimentá-lo. =) (Tudo é dificil quando não se conhece, mas não custa dar uma olhadinha para saber como é, e tentar aprender... :razz: ).

Minha opnião e um pequeno comentário pessoal...{Espero não ter escapado do tema :smile:}
.

:smile:
Viver é nada mais que aproveitar o tempo que não temos... :lol:
Will
Da casa
Da casa

Distribuição Linux utilizada: Slackware

Re: Linux e as crianças.

Mensagempor Makinary » 16 Jun 2011, 11:18

Filhos do Linux

Questão de costume.
É aquela velha história, se mudar a cor do pasto o burro morre de fome.

Nada. O GNU/Linux já está mais fácil que o Windows.
Imagem
Makinary
Administrador
Administrador

Distribuição Linux utilizada: Mandriva