Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum Espaço dos usuários Papo Cabeça

Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

O que é um ser vivo?

Assuntos Off-Topic que te façam parar, pensar e refletir.

Moderadores: Fundador, Moderadores

O que é um ser vivo?

Mensagempor Makinary » 19 Jan 2011, 22:01

Que pergunta tola, quem não sabe o que é um ser vivo?

É verdade que se eu lhe apontar um tigre e uma pedra e lhe perguntar quem é o ser vivo eu estaria ofendendo a sua inteligência, mas e se eu lhe perguntasse se um vírus é um ser vivo? Você pesquisaria em livros e se frustraria, porque você não iria achar uma resposta satisfatória, no máximo a opinião pessoal de algum cientista.

As leis da física e da química são as mesmas em qualquer canto do universo, mas isso não é o mesmo com a biologia, é muito provável que cada planeta que abrigue vida tenha o seu modo particular de organiza-la, que tenha outro modelo de guardar as informações genéticas que não seja o DNA ou RNA.

O problema de definir o que é um ser vivo é que nós só temos um único modelo de vida, cujos seres são baseados basicamente em carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N), oxigênio (O), fósforo (P) e enxofre (S). Como se não bastasse, ainda assim nós temos dúvidas em relação à alguns seres(como o vírus) do nosso próprio planeta se são ou não seres vivos. Assim que a humanidade achar vida fora da Terra talvez ela ganhe um novo modelo de ser vivo que não seja o nosso.

Recentemente a comunidade científica se surpreendeu pela descoberta de uma bactéria que continha arsênio, um elemento tóxico para a maioria dos seres vivos. Clique aqui para ver a notícia. Eu acho que nós devemos tomar cuidado nas nossas definições, quantas serão as idéias que foram derrubadas com essa simples descoberta?

OK, você disse e disse mas não falou a sua opinião.

Me desculpe, é eu gosto de introduções

Eu não tenho um bom conhecimento a respeito de biologia, apesar de gostar do assunto e ler artigos, mas eu acho que para ser considerado vivo a "criatura" deve ser capaz de dar origem a outros seres e ser capaz de gerenciar o seu próprio metabolismo. É claro, eu posso estar errado, se alguém encontrou alguma falha no meu conceito, por favor, me fale, vamos todos debater.

Partindo do pressuposto de que a minha idéia seja aceita, e se algum dia encontrarmos formas de vida alienígena(ou até mesmo terrestres), em que cada microorganismo esteja diretamente dependente de outro ser vivo? Eu explico: para que esse ser vivo alienígena possa realizar o seu metabolismo ele tem que se juntar a outro ser vivo(que também tem essa necessidade) por alguns instantes. Resumindo: seria como um dois vírus inativos que ficam ativos quando se encontram. Essa descoberta faria a minha teoria desabar, mas é claro, isso se eles forem seres vivos. Esses seres fictícios são seres vivos? Lembre-se que eles estão quase na mesma situação dos nossos "amigos" vírus que são alvos de acaloradas discussões.

E você? Qual é a sua opinião?
Imagem
Makinary
Administrador
Administrador

Distribuição Linux utilizada: Mandriva

Re: O que é um ser vivo?

Mensagempor kenkir » 21 Jan 2011, 23:19

Creio que sim que virus seja um ser vivo porque a partir que um objeto se mova sem qualquer ajuda ele possa ser um ser vivo
kenkir
Novato
Novato

Distribuição Linux utilizada: Ubuntu

Voltar para Papo Cabeça