Portal   |   Hospedagem   |   Pesquisar  
Registrar  Entrar
Índice do fórum Espaço dos usuários Papo Cabeça

Siga-nos:
Siga lnxtotal on Twitter

O atual modelo de educação

Assuntos Off-Topic que te façam parar, pensar e refletir.

Moderadores: Fundador, Moderadores

O atual modelo de educação

Mensagempor Makinary » 19 Jan 2011, 21:01

O que você acha do atual modelo de educação? Você acha ele eficiente? Se você pudesse mudar algo, o que mudaria?

Eu vou começar expondo a minha opinião.

Para que serve a escola? Eu não sei a sua opinião(irei saber se você participar do tópico), mas na minha é: formar cidadãos críticos com conhecimentos relevantes para encarar o seu dia-a-dia e que tenham o mínimo preparo para encarar um ensino superior (ufa!).

A escola ensina isso? Por pouco que a resposta seria não. A escola não cria pessoas críticas, não as ensina como sobreviver ao dia-a-dia e malmente as prepara para encarar um vestibular de verdade.

Hoje os estudantes são muito alienados, há um tempo atrás os políticos corriam dos estudantes como diabo foge da cruz, hoje eles vão fazer propaganda política nas escolas(isso já aconteceu na minha). Talvez você ache que essa história de "politizar" os alunos está na verdade os alienando, que a educação deveria ser sem doutrina. Eu pensava assim até um certo tempo, mas eu refleti bastante, eu acho que deve haver uma "alienação"(que na verdade é uma "desalienação"(lol, essa palavra existe?)), porque talvez seja assim que esse país melhore.
O que você vê hoje? Com essa crise financeira abalando o mundo(principalmente a Europa), você vê os estudantes europeus "quebrando o pau" com a polícia, se fosse aqui no Brasil os estudantes estariam discutindo sobre futebol e Big Brother Brasil.

Existem certas coisas básicas que a escola(de um modo geral) não ensina, como primeiros socorros, como preparar alimentos simples, costura, economia(de como gerenciar o próprio dinheiro), etc.

É desnecessário falar sobre o qualidade do ensino, ainda mais agravado por professores mal pagos e mal qualificados. Até hoje eu me lembro da minha professora de Biologia ensinando evolução do ponto de vista de Lamarck e ainda por cima dizendo que essa teoria era verdadeira.Quem aqui aprendeu na infância que o Brasil não terremoto só porque tem formiga?

Lembra das formulas de matemática, física e química que você aprendeu no ensino médio? Você já usou alguma delas no seu dia-a-dia? Você sabe para que serve a maioria das formulas de matemática? Você pode até responder positivamente a essas perguntas, mas não será um "sim" completo, porque a não ser que você seja um gênio, você não irá saber para que diabos serve aquela maldita formula que lhe fez perder uma questão do vestibular.

Não me interprete errado, eu não sou contra o ensino de matemática, física e química, não pense em uma bobagem dessas, mas eu acho que deveria diminuir o conteúdo e/ou a dificuldade dessas matérias.Como é útil para um pianista saber como nomear cada hidrocarboneto, algo que um estudante de química iria estudar por 2 anos na faculdade.

Mas se não mostrarmos aos estudantes a matéria de física ou matemática nós não teríamos profissionais nessas áreas.

- Um documentário sobre o trabalho de Einstein ou sobre a teoria quântica e suas aplicações oferece muito mais inspiração para se tornar em um físico do que a aula chata de óptica.
- Saber que cada fábrica de produtos alimentícios deve ter um químico atrai muita gente que não sabe que profissão seguir e tem facilidade em química.
- Mostrar a importância dos matemáticos e suas descobertas e contribuições é bastante interessante para pessoas que se dão bem em assuntos que envolvem cálculos.

O que eu sugiro para mudar isso? Qual é o meu modelo de educação?
Eu sei que já falei muito, mas eu resolvi criar esse espaço para organizar melhor as idéias que eu já mostrei e explica-las melhor.

- Ensino de culinária, economia(gerenciamento do próprio dinheiro), costura, primeiros socorros e nutrição. Que eu me lembre é só isso.
- Aumentar o tempo em que os alunos ficam nas escolas, caso contrário não será possível por em prática o primeiro item acima.
- Acabar com a organização "militar" das escolas. Que os alunos façam um circulo em volta do professor, debatam, assistam mais documentários(atualizados), etc
- A mais utópica de todas: extinção do ensino particular.
O ensino público já é uma merda e você quer que só exista ele?

Se isso fosse implantado os políticos teriam que tomar uma decisão: melhorar o ensino público ou foder com o país e com eles mesmos, afinal, de onde viria a mão de obra qualificada se não fosse da escola?
Imagem
Makinary
Administrador
Administrador

Distribuição Linux utilizada: Mandriva

Re: O atual modelo de educação

Mensagempor avena » 19 Jan 2011, 21:37

eu acho bem difícil a escola fazer algo realmente hoje que pense o futuro. tem la suas exceções, mas a regra eh pra acabar com jovem.

hoje em sociedade que caminha cada vez pra digital.

2010 fechou o ano no Brasil onde ter um celular pra cada Brasileiro.

Brasil fecha 2010 com mais de 202 milhões de celulares
“Brasil termina 2011 com 233 milhões de celulares”, estima Teleco

sendo assim todo jovem estudante tem ai celular com musica e foto, quem sabe ate com acesso a internet. e como grande parte deste celulares usa sistema pre-pago e tende a crescer.

73% das operadoras no mundo planejam expandir serviços prepagos

bem capaz de ter celulares (de marca ou genéricos/china) com acesso e com possibilidades de navegar em serviços pre-pagos/jogos.

fico pensando como cada mais vai ser uma sala de aula.

professor(a) de matemática com giz e todos alunos com micro-processadores em seus bolsos, mochilas acessando o twetter e etc.

falta para mim creio criatividade pra uso da novas tecnologias.

em 2006 eu tentei em escola estadual tentar montar um sala pra acesso a internet. tinha la servidor velho, e varios terminais burros, linux e ltsp. e depois de com alguns alunos dar trato nos terminais e servidor fazer subir os terminais, volto um dia e todos terminais desmontados. acabei descobrindo que professor de informatica e um ajudante mexeram sei la pra que? vou pergunto e noto que acharam que ali tinha 8 micros com muita memória, hd e tal e iriam pegar. mas era tudo terminal burro com sem hd e memória pouco, tudo rodando no servidor. tive um briga com todos e me retirei do lugar.

se perdeu um sala com hardware baixo mas com muito possibilidade de uso e conhecimento. desde linux, ate sobre rede com dhcp, squid, que eh tcp/ip e monte mais. e ainda a sala que escola tinha continuava fechado com monte de win sem usar.

ai fico pensando como vamos ter novos programadores? como vão entender lógica? acho que mais fácil em fórum na internet. se pegar o inglês....pode ter acesso a verdadeiros livros que altíssima qualidade livres. em pt-br tem também.

e olha que coisa parece que vai cara vez ficar mais portátil

Adeus, netbooks! Não precisam voltar!

Lenovo cria nova unidade de negócios exclusiva para tablets e smartphones

e muitos escolas mal usa suas salas de informatica (se tem, e desta se esta conecta na internet) e nas outras salas na base do giz.
----------------------------------------------------- Visite e apoie ------------------------------------------------------
avena
Novato
Novato

Distribuição Linux utilizada: Ubuntu

Mensagempor Makinary » 19 Jan 2011, 22:19

Avena, é como você disse, é necessário criatividade.
Os educadores sempre que puderem devem criar aulas interdisciplinares que tenham haver com o dia-a-dia do aluno, assim eles vão conseguir prender a atenção do mesmo.

Internet. Por que nós não a usamos ao nosso favor?
O Orkut por exemplo, muitos professores o vêem como a perdição dos alunos, mas isso porque ele é mal usado. Veja a comunidadePlantão de Dúvidas Virtual como exemplo, eu mesmo aprendi muita coisa frequentando ela.

Video Games. Porque o governo não investe mais em produção de jogos educacionais? Mas nada de joguinhos cretinos e sim games de verdade. Será que com um pouco de esforço nós não poderíamos criar um jogo no estilo de Age of Empires ambientado na Guerra do Paraguai? Assim o aluno aprende com muito mais facilidade e faz crescer o mercado de games nacional.

Inglês. Você passa o ensino fundamental inteiro estudando inglês, você passa o ensino médio inteiro estudando inglês, você passa o cursinho inteiro estudando inglês e no final você não aprende a desgraça do inglês.
Vamos colocar um pouco mais de criatividade nisso, há tantas maneiras legais de ensinar/aprender inglês, eu mesmo criei um tópico sobre o assunto:
viewtopic.php?f=111&t=1371
Imagem
Makinary
Administrador
Administrador

Mensagempor teodorak » 19 Jan 2011, 22:26

Um professor meu de microeconomia disse,

nao eh a faculdade q faz o aluno mas sim o aluno q faz a faculdade,

dai ele disse, que nao importa aonde, mas desde q se faça com dedicaçao

isso sim ja eh um fator importante para o aprendizado em si
Imagem

Att: Angelo Teodorak
teodorak
Linux Total
Linux Total

Mensagempor Makinary » 19 Jan 2011, 23:16

Teodorak, vou pegar o seu raciocínio em parte, eu vou usa-lo nos alunos de ensino fundamental e médio.

A realidade do aluno que quer algo e vai para frente se aplica a poucos, muito poucos. Vai muito da educação e das influências. Boa parte dessas pessoas tinham alguém dentro de casa que lia ou tinha um controle mais rígido por parte dos pais.

O problema está no nosso sistema educacional falido somado ao descaso do governo. O aluno não tem o costume da leitura, quando tem, os livros são caros pra cacete, a escola dele é uma merda, o professor não vem dar aula, ele não tem preparo para tirar um melhor proveito do seu ócio.

Que estímulo tem o aluno para ir a escola aprender formulas inúteis e ouvir o blá blá blá do professor de biologia?

É claro, há aqueles que querem algo, mas são poucos, nós devemos tornar esse "poucos" em "muitos".
Imagem
Makinary
Administrador
Administrador

Mensagempor roney33 » 23 Jan 2011, 21:33

ola, é o seguintew; eu so começei a aprender de verdade, depois dos 18 anos quando terminei o colegial; eu fui percebendo que tudo o que eu aprendi a vida toda na escola, não servia para muita coisa, além de passar em concursos publicos; e nem sei porque provas tão complicasas, se todo mundo carrega um celular no bolso, ou um netbook; mas vejo por aí, que as pessoas não têm educação financeira, gastam o dinheiro de qualquer jeito apenas para agradas quem ele não gosta; muitos so aprendem a passar em uma entrevista de emprego fazendo um curso tecnico; e demorou bastante pra isso chegar na cidade; a maioria das pessoas não sabe usar computador, elas sabem apenas usar windows, e mal aproveitam os recursos dele; e a escola não da um bom incentivo para que a pessoa desenvolvesse o sonho para o futuro dela
roney33
Novato
Novato

Distribuição Linux utilizada: Ubuntu

Voltar para Papo Cabeça